Desenvolvimento Comunitário Participativo

Home / Notícias / Desenvolvimento Comunitário Participativo

Desenvolvimento Comunitário Participativo

Por , 05 Jul 21  -  Sem categoria

Com base no processo de sensibilização e mobilização, estabelecido no ano 2017, foi possível desenvolver com as crianças, adolescentes e seus familiares um processo participativo destinado ao conhecimento aprofundado sobre o contexto das famílias e a definição de prioridades comunitárias relacionadas aos projetos sociais a serem implementados nas comunidades de Cavalcante. Esse processo denominado Desenvolvimento Comunitário Participativo foi realizado entre os meses de agosto e dezembro/2017, das comunidades Morro Encantado, Cavalcantinho, Centro, Matias, Engenho II e São Domingos.

 

O trabalho social desenvolvido teve como foco a intensificação da mobilização comunitária destinada a definição do planejamento dos projetos sociais a serem executados junto as crianças, adolescentes e seus familiares. Foram envolvidas, a partir das 873 crianças inscritas no sistema de apadrinhamento, 3094 pessoas vinculadas a 613 famílias distribuídas em 4 polos de atuação na cidade de Cavalcante. 33% do total de crianças inscritas encontram-se apadrinhadas, existindo dessa forma 584 crianças a serem apadrinhadas. Ressalta-se que ainda é necessária a ampliação do número de apadrinhamento de crianças, para que se tenha a viabilidade de execução dos projetos socais planejados para o ano de 2018. O ideal para esse estágio do projeto é que se tenha um número mínimo de 600 crianças apadrinhadas.

Em números absolutos, foram desenvolvidas 2457 atividades que envolveram as crianças inscritas e seus familiares, sendo que 75% dessas atividades foram concentradas em visitas nas casas das famílias destinadas a mobilização das pessoas para participação nos processos comunitários e também para a efetivação das inscrições de crianças no sistema de apadrinhamento.

Destaca-se a realização de 327 encontros voltados para todas as crianças inscritas e seus familiares, o que implicou na participação de 2525 pessoas nesses momentos destinados criação de vínculos para o envolvimento comunitário no projeto Ponte Social.

Como forma de buscar a integração da comunidade, foram realizados 7 eventos que contaram com a participação de 1016 pessoas em momentos especiais como o Dia do Padrinho, Semana da Criança, Mobilização pela Proteção Infantil, dentre outros.

Promover o voluntariado entre as famílias inscritas foi algo determinante em 2017, assim, foram realizados 28 encontros com voluntários, registrando a participação de 465 pessoas que atuaram ao longo do ano no apoio e liderança das atividades de mobilização das crianças e famílias.

Foram realizadas 234 oficinas, que envolveram 1147 crianças e adolescentes em momentos educativos e recreativos para a produção das cartas aos padrinhos, fator que possibilitou o envio de 717 cartas aos padrinhos e a entrega de 364 presentes as crianças apadrinhadas.

Por fim, para manter uma constante interlocução com os representantes de organizações governamentais e não governamentais da localidade, aconteceram 02 seminários que envolveram 103 pessoas, para que fossem compartilhadas as informações sobre todo o andamento do Projeto Ponte Social na cidade de Cavalcante.

 

Compartilhe nas redes sociais

Posts relacionados

Contribua para a mudança

© 2020 Profuturo - Associação Futuro Melhor