Prioridades do DCP

Home / Notícias / Prioridades do DCP

Prioridades do DCP

Por , 16 Aug 21  -  Sem categoria

Com base nos encontros realizados durante o Desenvolvimento Comunitário Participativo realizado foram definidas as prioridades relacionadas a seguir.

1 - Serviços/políticas públicas precarizados: Os comunitários consideram que a oferta de serviços e políticas públicas são apresentadas de forma precária em função do histórico de fragilidades dificuldades enfrentadas na gestão pública de forma ampla. Soma-se o pouco envolvimento da população no controle social, decorrente da pouca participação das pessoas no campo das políticas públicas. Tais fatores trazem como implicações, dificuldades em relação ao tratamento de saúde, ao sistema educacional, a infraestrutura das comunidades, o desemprego, dentre outros.

2 - Oportunidades de lazer reduzidas: Nas comunidades ocorre a limitação para a prática de lazer, decorrente da existência de poucos espaços para esse fim e da falta de investimentos nessa área. Ocorre ainda as limitações por parte das famílias que não podem destinar parte dos seus poucos recursos para esse fim, frente a outras prioridades de sobrevivência. Tem-se também o não entendimento de que se trata de uma questão de direitos do cidadão e em especial da criança e do adolescente, não ocorrendo dessa forma a reivindicação para tal direito seja efetivado. Assim gera-se uma ociosidade na comunidade que implica em situações de exposição a situações de perigo, a incidência de violências e brigas, o uso de drogas e até mesmo o isolamento das pessoas, fatores que implicam ainda na limitação do desenvolvimento infanto-juvenil.

3- Ambientes familiar e escolar violentos: As pessoas estão tendo nos seus ambientes de convivência, especialmente doméstico e escolar, comportamentos de desrespeito e intolerância, soma-se a desestruturação familiar e a pouca integração comunitária. Acarretando dessa maneira a incidência de práticas violentas como o Bullyng, a violência doméstica, brigas constantes, dentre outros comportamentos violentos que geram, especialmente nas crianças e adolescentes, dificuldades de aprendizagem, isolamento social, baixa estima o adoecimento mental e perpetuação de relações não saudáveis entre as pessoas.

 

Frentes as questões prioritárias elencadas acima e a definição da Organização Social Parceira – Associação Futuro Melhor (PROFUTURO), planejou-se a execução dos projetos sociais para o triênio 2018 – 2020. Será através desses projetos que a PROFUTURO atuará junto as crianças, adolescentes e seus familiares exercendo seu papel de liderança na governança de todas as atividades sociais descritas nos projetos abaixo relacionados.

Ter na cidade de Cavalcante uma organização não governamental liderada pelas famílias inscritas no sistema de apadrinhamento é uma condição fundamental para se colocar em prática projetos sociais que respondam as questões priorizadas acima, através da execução de projetos sociais com o foco no desenvolvimento das Crianças e dos Adolescentes, bem com o de suas famílias e comunidades.

Assim, como parte integrante do processo de Desenvolvimento Comunitário Participativo foi constituía a Associação Futuro Melhor (PROFUTURO), uma organização de base comunitária que assumirá a liderança de todos os trabalhos sociais que serão desenvolvidos em Cavalcante a partir do ano de 2018. Ressalta-se que essa Associação será reconhecida como a Organização Social Parceira do ChildFund Brasil – Fundo para Crianças na cidade e receberá todo o apoio e assessoria necessária ao desempenho do seu papel junto as comunidades durante os próximos 10 anos da Transformação Social Sustentável 

Compartilhe nas redes sociais

Posts relacionados

Contribua para a mudança

© 2020 Profuturo - Associação Futuro Melhor